Receita | Pão caseiro

em 21 janeiro 2016

Fazer pão caseiro é nostalgia total pra mim porque lembro da minha avó materna embrulhando os pães na folha de bananeira...assando no fogão à lenha. Quando tinha 5 ou 6 anos ficava no portão esperando o meu tio chegar com o pão que ele trazia pra mim da escola e já adolescente viajei pra uma cidade do interior, fiquei por lá quase 30 dias, e de tanto ver as pessoas fazendo pão caseiro...voltei fazendo até pão doce, mas essa foi uma época triste da minha vida e não gosto de lembrar. Essas histórias explicam um pouco o porque de euzinha aqui ser tão doida por pão rs.

Quando mainha estava aqui, era uma festa quando ela fazia pão, a gente passava o dia comendo só o pão, e quando ela fazia doce de abóbora também, eu me acabava, muito delícia. Esses momentos se perpetuam na nossa vida, não é?! Tenho certeza que com vc é a mesma coisa.

E hoje tenho que me virar na cozinha, quando tenho vontade de comer alguma coisa, eu mesma faço.

Então, bora aprender?!

Ingredientes

700 ml de água morna (Atenção, água morna e não quente porque senão vc estraga o fermento)
2 ovos
1 copo americano de óleo
1 colher de sopa de sal (eu coloco um tantim a mais pq gosto + salgadinho)
3 colheres de sopa de açúcar
2 sachês de fermento biológico seco  
(Bater tudo no liquidificador)

1 kilo e meio de farinha de trigo

Despeje numa tigela grande, misture aos poucos a farinha de trigo, quando desgrudar das mãos, coloque a massa numa bancada e sove até ficar bem homogêneo e seus braços já estiverem doendo rs (A parte de sovar, não é fácil rs)

Coloque a massa numa tigela, cubra com um pano e deixa descansar por 40 minutos

Depois é só abrir com um rolo e formar os pães

Deixe descansar dentro do forno mais 30 minutos e asse em torno de 180° a 190° graus por aproximadamente 1 hora e 40 minutos ou até que fique bem douradinho (O tempo varia de forno pra forno).





Eu amo pão caseiro quentinho com doce de abóbora. Hummm 

Beijos...até o próximo


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo